Dor da mama fantasma é a dor na mama que foi removida como se a mesma ainda estivesse no corpo. Esta pode acontecer após a mastectomia pelas mesmas razões como acontecem depois de amputações de membros. O cérebro modifica-se e continua enviando sinais aos nervos na zona do peito que foram cortados durante a cirurgia, mesmo que o peito não exista mais.

Está mais propensa a ter dor da mama fantasma quem tiver tido mais dor no peito antes de ter submetido-se a uma mastectomia.

Além disso, na região podemos nos deparar com dor Neuropática secundária a neuromas de amputação, Síndrome dolorosa Miofascial, retrações de pele com restrições de amplitude de movimento.

Os sintomas da dor da mama fantasma incluem as seguintes sensações: – Dor e desconforto – Coceira – Sensação de alfinetes e agulhas – Formigamentos – Pressão – Queimação – Dor latejante.

Tendo em vista a complexidade do quadro, faz-se necessário a avaliação de um especialista para um diagnóstico preciso e início do tratamento.

Há tratamentos orais, tópicos, com bloqueios anestésicos ou agulhamentos. Reconstrução precoce da mama com ou sem prótese e reabilitação, principalmente nas pacientes com insatisfação corporal, é um dos tratamentos na Dor em Mama Fantasma.

Compartilhe nas suas redes: